segunda-feira, 13 de agosto de 2012

História nas escolas espanholas: A origem da língua espanhola

(Fonte:http://www.spanishintour.com/blog/pt-br/historia-nas-escolas-espanholas-a-origem-da-lingua-espanhola.html)

 dezembro 9th,2011

 

O espanhol, a segunda língua mais importante do mundo e a terceira mais falada, com mais 400 milhões de falantes, tem sua origem nos séculos do Império Romano na Península Ibérica (Espanha e Portugal).
É uma língua românica que se formou pela modificação do latim após as invasões bárbaras (século V) e muçulmanas (século VIII) que ocorreram na Península Ibérica depois da queda dos romanos. Embora certamente muitos dos estudantes que estão aprendendo espanhol na Espanha já sabem.
Aprender espanhol, uma língua românica
Dialetos do castelhano em Espanha em 1950

Durante o Al-Andalus, nome dado ao território da península que se formou sob o domínio muçulmano na Idade Média, reinos cristãos foram sendo formados, a partir dos quais surgiram diversas modalidades de dialetos românicos: o catalão, o navarro-aragonês, o castelhano, o asturiano-leonês e galego-português, todos com influências latinas. Após a ligação de várias destas modalidades no século XI, formou-se o dialeto românico castelhano, o espanhol, no antigo condado de Castela (agora Cantábria e norte de Burgos).
Desde então, o espanhol foi se desenvolvendo ao longo dos anos. Um papel crucial neste progresso recai sobre o trabalho de Alfonso X, o Sábio, que durante o seu reinado (século XIII) conseguiu o reconhecimento oficial do espanhol depois de criar obras literárias neste idioma, que até então não era bem visto. Pouco a pouco, o espanhol foi se expandindo durante a reconquista cristã de domínio muçulmano na península, que terminou em 1492. Além disso, a língua espanhola alastrou-se para além da Península Ibérica, chegando ao continente americano depois de sua conquista e colonização no século XVI.
Hoje em dia, o espanhol está presente nos cinco continentes e seu conhecimento é cada vez mais difundido. Então, se você está pensando em fazer algum curso para ampliar seus conhecimentos da língua espanhola, não hesite e venha aprender espanhol na Espanha, o país de origem desta língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário